Advogado de defesa do consumidor dá dicas para as compras de Natal

masterbh-advogado-de-defesa-do-consumidor-da-dicas-para-as-compras-de-natal

Fim de ano é época de comprar presentes. Com o grande movimento no comércio da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, muitas pessoas sofrem golpes ou acabam se endividando. Para que isso não ocorra, especialistas afirmam que é preciso ficar atento e não desperdiçar dinheiro na hora de fazer compras.

Mesmo com as várias opções de presentes, é necessário ter atenção para não ter prejuízos. Um advogado especializado em defesa do consumidor, dá conselhos para não sair perdendo. “Uma dica muito importante é ter cuidado com os parcelamentos, evitar o volume de endividamento. Muitas vezes a pessoa vê o anúncio de um produto, lê um valor achando que é o do objeto mas, na verdade, é o da parcela”, conta.

Outro momento que precisa de atenção é a hora de passar o cartão de crédito. “Muitas vezes, a pessoa que está vendendo o produto pode mandar você digitar a senha antes de colocar o cartão, como se fosse o valor”, diz.

Na hora de comprar presentes às crianças, também é necessário tomar cuidado. “É preciso ver se os brinquedos têm o selo do Inmetro, principalmente os importados, de banca. Não se pode correr o risco de dar para uma criança algo que possa oferecer perigo”, afirma.

O advogado explica ainda que, por lei, o comerciante só está obrigado a substituir alguma peça se ela apresentar defeito. “Troca por tamanho, numeração e modelo os comerciantes costumam fazer graciosamente por uma questão de atenção à clientela”, explica.

Quanto à internet, é preciso prestar atenção no prazo de entrega, que às vezes ultrapassa a data do Natal. “O site pode dizer que são sete dias para entregar, mas são dias úteis, então pode passar do Natal”, diz. O advogado ainda faz um alerta na questão de dados fornecidos aos sites. “Só dê seus dados pessoais aos sites confiáveis”, finaliza.

 

FONTE: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *