Chegou a sua hora de empreender?

masterbh-chegou-a-sua-hora-de-empreender

Chegou a sua hora de empreender?

Respondido por Henri Cardim, coaching

Todos os dias, mais e mais pessoas buscam flexibilidade de horário, melhor qualidade de vida e autonomia de decisões. Isso faz com que elas queriam ser seus próprios chefes, tornando-se empreendedoras. Segundo pesquisa do Serasa Experian, surgiram, somente no primeiro semestre deste ano, mais de 900 mil novas empresas no Brasil.

Mas como saber se é realmente a melhor hora para investir em um negócio? Para isso, é importante fazer um planejamento. Dedicar o tempo que for necessário nessa primeira fase, que pode durar de 6 meses até alguns anos, ajudará a diminuir os riscos do negócio naufragar.

Um dos itens que é extremamente necessário analisar durante esta etapa é a conjuntura econômica, que chamamos de macro mercado, pois ela tem grande influência sobre o crédito, os fornecedores e a capacidade de compra dos clientes.

Também é útil ter guardado pelo menos dois terços do valor que será investido no novo negócio para o capital de giro.

Avalie se você está pronto para assumir a responsabilidade, se tem capacidade decisória principalmente sob pressão e habilidade em lidar com clientes e empregados. É importante lembrar que nem tudo será perfeito, não existe nenhuma garantia de que a empresa dará certo e para ter um resultado positivo será necessário muito trabalho.

Fonte: Exame

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *