Vigor vai pagar R$ 50 mil a auxiliar queimado com produtos químicos em fábrica

vigor-vai-pagar-r-50-mil-a-auxiliar-queimado-com-produtos-quimicos-em-fabrica

Profissional teve queimaduras no antebraço e no braço após vazamento durante higienização do maquinário de fábrica

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve indenização de R$ 50 mil a ser paga pela Vigor a um auxiliar de produção que se queimou com produtos químicos em uma fábrica. A Sétima Turma decidiu, unanimemente, pela condenação da empresa por danos morais e estéticos.

O auxiliar Marcos da Graça teve queimaduras na mão e no antebraço causadas por substâncias químicas após vazamento de válvula enquanto higienizava máquinas para a produção dos alimentos. Ficou definido que não houve responsabilidade direta da Vigor, mas o valor indenizatório determinado nas instâncias anteriores foi mantido, pois a sentença reconhece a culpa da companhia.

“O vazamento de produtos químicos no ambiente de trabalho, nos moldes delineados pelo Regional, evidencia a negligência da Vigor no atendimento das normas de saúde e segurança, caracterizando, assim, a sua culpa pelo infortúnio”, disse o relator do processo, ministro Douglas Rodrigues.

A Vigor tentou se defender alegando a inexistência do acidente e da relação de causalidade entre as lesões e as atividades desenvolvidas na fábrica. No entanto, uma testemunha confirmou serem constantes os vazamentos na área. Além disso, o laudo pericial comprovou o acidente e constatou os ferimentos em Marcos por conta de produtos químicos.

Desde a sentença a sentença inicial, na qual a indenização foi fixa, ficou definido que a fábrica tinha conhecimento dos perigos e expunha os empregados aos riscos de queimaduras decorrentes de contato com substâncias químicas.

Procurada pelo iG para comentar o caso, a Vigor não respondeu até o momento desta publicação.

*Com informações do TST.

Fonte: iG