Veja 9 respostas que sempre quis saber sobre a bateria do seu celular

veja-9-respostas-que-sempre-quis-saber-sobre-a-bateria-do-seu-celular

O ideal é manter a carga entre 40% e 80% e não usar carregador falsificado

Não deixe o celular carregando a noite toda! Use apenas o carregador original! Espere a carga acabar completamente! Com certeza você já ouviu muitas suposições sobre como melhorar o tempo de vida da bateria do seu celular. Mas, afinal, o que é verdade e o que é mito?

Te ajudamos com nove respostas que farão a recarga do seu aparelho ser mais rápida e segura, confira:

É correto deixar o celular carregando a noite toda?

Diferentemente do que muitos acreditam, carregar o celular a noite toda não estraga a bateria. Os aparelhos deixam de receber energia quando chegam em 100% de carga.

No entanto, manter a bateria entre 40% e 80% ajuda a prolongar sua vida útil. Isso porque o lítio, usado em larga escala nos celulares atuais, desgasta-se ao chegar nos extremos.

O problema não é completar a carga, mas oscilar de zero a 100%. Se você puder deixar o aparelho algumas noites sem estar plugado, opte por isso.

Carregadores genéricos podem estragar o celular?

Não, os carregadores não oficiais – desde que funcionem – cumprem seu papel de transferir energia à bateria. A maior parte deles, porém, terá um desempenho pior que os originais, demorando mais tempo para completar o carregamento.

Já os carregadores falsificados devem sim ser evitados. Testes com carregadores sem marca mostraram que muitos deles nem sequer completam a carga da bateria, e pior ainda, descumprem normas de segurança – colocando em risco a vida do usuário.

Posso levar choque se usar o carregar conectado na tomada?

A resposta complementa a pergunta anterior. O risco de levar choque ao falar enquanto o celular carrega acontece quando o carregador é falsificado.

Quando a fabricante respeita as regulamentações, é praticamente impossível que isso aconteça.

Colocar o telefone em modo avião deixa o carregamento mais rápido?

É verdade. Como o modo avião desconecta as redes 3G, 4G e desliga a conexão Wi-Fi, haverá menor necessidade de processamento. Só isso já basta para carregar mais rápido. No entanto, a diferença não é tão grande: para cada 10% de carga, a economia com o telefone em modo offline é de 1 minuto.

É preciso dar uma carga longa na primeira vez que usar o celular?

Não mais. Isso foi verdade há muito tempo, quando as baterias eram feitas de níquel-cádmio. Com o lítio isso não só ficou obsoleto e hoje em dia essa primeira carga longa nem é recomendável. Como a gente disse antes, o ideal é manter a carga entre 40% e 80%, mesmo na primeira vez que usar o celular.

Carregar o celular no computador (via USB) é mais demorado?

Normalmente sim. Isso porque o tempo de carga depende da potência de sua fonte de energia. A tomada fornece uma corrente de 1.000 mA, enquanto as portas USB 2.0, as mais comuns, entregam 500 mA. Com a metade da potência, essas entradas USB de notebooks e desktops demoram o dobro do tempo de carregamento.

Preciso esperar a bateria chegar a 0% para carregar?

Não. O ideal, como mencionado acima, é que isso não aconteça. As baterias de lítio podem e devem ser recarregadas antes de ficarem abaixo dos 40% de energia. Outra recomendação dos especialistas para aumentar a vida útil é desligar o celular pelo menos uma vez na semana.

Colocar a bateria na geladeira aumenta a potência da carga?

Não. A carga não vai aumentar nem ficar mais potente se você congelar sua bateria. Segundo a Apple, “a temperatura ideal é de 16 a 22°C”. Quando o celular está em uso, temperaturas muito frias podem ter o efeito contrário e fazer com que a bateria descarregue mais rápido.

A temperatura interfere no tempo de duração da bateria?

Sim. Como dito acima, baterias que estão sendo usadas em ambientes frios têm uma queda no tempo de duração. O calor, por outro lado, traz danos irreversíveis. A partir dos 35ºC, cada acréscimo de 8°C diminui a vida útil da bateria pela metade.

Também é importante que ela seja ventilada, sobretudo durante o carregamento, quando a bateria fica aquecida. Nessas horas, retire capas de proteção, especialmente as que cobrem por completo o celular.

Fonte: Reclame Aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *