Tenho prejuízo ao sacar plano de previdência antes do prazo?

tenho-prejuizo-ao-sacar-plano-de-previdencia-antes-do-prazo

Dúvida do internauta: Tenho um plano de previdência privado que foi oferecido como benefício quando comecei a trabalhar em uma empresa. Como mudei de emprego há um ano, realizei a portabilidade da aplicação financeira para outro banco.

Pelas regras do investimento, que irá complementar minha renda na aposentadoria, eu só consigo resgatar o valor a partir dos 55 anos. Tenho 37 anos e estou passando por dificuldades financeiras. Existe alguma forma de sacar o saldo, mesmo que ele tenha sido depositado por mim em conjunto com a empresa? É possível sacar ao menos o valor que eu investi?

Resposta de Fernando Meibak*

As empresas estabelecem regras para que os funcionários possam utilizar os recursos depositados por elas nos planos de previdência corporativos, também chamados de fundos de pensão (veja detalhes sobre o funcionamento desse tipo de plano).

Você pode resgatar a parte que contribuiu. Mas precisa ficar atento a essas regras, pois se você sacar o dinheiro que depositou, poderá perder toda a parcela que a empresa aplicou.

Se esse for o caso, você terá de avaliar muito bem o custo da perda financeira e compará-lo aos problemas financeiros que enfrenta.

Dependendo do resultado, tomar empréstimos com custos elevados e permanecer no plano de previdência pode não ser um bom negócio, pois as despesas podem superar o benefício obtido com a aplicação financeira.

Fonte: Exame

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *