Devo trocar o plano de previdência por outro investimento?

devo-trocar-o-plano-de-previdencia-por-outro-investimento1

Dúvida do internauta: Tenho 21 anos e há quase quatro anos pago um plano de previdência privada, que custou em média cerca de 120 reais por mês no período. O valor que efetivamente vai para o plano, porém, é de 100 reais, pois também pago um pecúlio (indenização em caso de morte do segurado) obrigatório, além da taxa de administração do banco.

Se considerar o valor de 100 reais, obtive um rendimento de aproximadamente 9% no período. Mas considerando o pecúlio, pelo qual não me interesso, obtive um prejuízo de cerca de 8%.

Estou pensando em resgatar o montante dessa aplicação (cerca de 4,8 mil reais), aplicar o valor em LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e parar de pagar por esse plano de previdência privada.

Gostaria de saber se essa é uma boa decisão, ou se é recomendável que eu continue com o dinheiro aplicado no plano de previdência, já que é um investimento de longo prazo.

Resposta de Fernando Meibak*

Um plano de previdência é um bom produto de longo prazo e traz muito benefícios, mas você deve avaliar se vale a pena continuar na aplicação.

O custo de administração e a taxa de carregamento são fatores importantes para se levar em conta na hora da escolha pelo produto mais adequado.

Outro aspecto que deve ser considerado ao optar por um plano é verificar se a seguradora é ligada a um grande grupo financeiro e tem solidez.

Essa taxa de pecúlio obrigatória do seu plano é muito ruim. As LCIs são um excelente produto, pois têm isenção de Imposto de Renda e valores de até 250 mil reais são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) no caso de falência da instituição financeira. Você encontrará retornos maiores em instituições menores.

Fonte: Exame

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *