Veja como consultar se o seu cadastro do INSS está certo

confira-como-consultar-se-o-seu-cadastro-do-inss-esta-certo-andre-masterbh

O trabalhador consegue acompanhar, mensalmente, todas as informações lançadas pelo patrão em seu cadastro no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Chamado de Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), esse documento reúne e organiza os dados sobre os empregos do segurado e os salários que ele recebeu em todos os meses.

O acesso ao cadastro pode ser feito diretamente nas APSs (Agências da Previdência Social), mas o segurado também consegue registrar uma senha e consultar o Cnis pela internet, no site da Previdência Social.

Além de poder ver os dados que serão usados pelo INSS na aposentadoria e no cálculo de um auxílio, por exemplo, o segurado consegue conferir se todos os seus patrões recolheram corretamente suas contribuições.

A principal fonte de informação do Cnis é a Gfip (Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social), que registra esses pagamentos ao INSS e ao FGTS.

Por isso, os advogados alertam que são comuns casos em que o segurado recebe uma salário maior, mas o patrão declara que ele recebe o mínimo, por exemplo.

 

FONTE: Agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *