Como manter a renda familiar de R$ 14 mil na aposentadoria?

masterbh-como-manter-a-renda-familiar-de-r-14-mil-na-aposentadoria

Dúvida do internauta: Tenho 40 anos e eu e minha esposa temos uma renda bruta mensal de 14 mil reais. Nosso custo fixo é de cerca de 7 mil reais por mês. Temos uma filha e estamos planejando ter um segundo filho. Aplicamos 50 mil reais na poupança. Nossa casa é própria e não temos financiamentos.

Onde investir nossas economias mensais com o objetivo de ter uma aposentadoria aos 60 anos com ganhos semelhantes aos de hoje?

Resposta de Fernando Meibak*:

O casal tem uma importante capacidade de poupança, de 50% da renda bruta mensal. É bastante expressiva. Como vocês já têm o imóvel para moradia, o importante será administrar o custo de vida, que certamente aumentará com o segundo filho.

Para se aposentar aos 60 anos de idade com uma renda de 15 mil reais, o casal teria que ter um montante de cerca de 3,5 milhões de reais acumulados para ter o mesmo nível de recursos por 30 anos.

Considerando o valor que vocês têm de 50 mil reais, seria necessária uma poupança mensal bem acima da capacidade financeira do casal. Já para um patamar de renda futura de 10 mil reais, a poupança exigida por mês cai para um valor próximo de 7 mil reais.

Portanto, sigam disciplinadamente esse processo de poupança mensal.

Minha recomendação é que utilizem o mecanismo de investimento Tesouro Direto e adquiram Notas do Tesouro Nacional Série B Principal. Escolham dois vencimentos longos, por exemplo 2024 e 2035, e invistam mensalmente.

Esses papéis rendem juros próximos de 6% ao ano mais a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No caso de precisarem dos recursos, é possível vender os títulos ao Tesouro semanalmente.

É a maneira mais segura e eficiente de investimentos de recursos de longo prazo.

Fonte: Exame

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *