Revisão de INSS

previdenciaREVISÃO DE INSS: RECEBA O QUE É SEU POR DIREITO!

O que é a Revisão de INSS?

Você sabe o que é a Revisão do INSS? Quando há algo de errado com o benefício de aposentados ou pensionistas, é feita a revisão do valor recebido da Previdência. Existem diferentes tipos de revisão, que variam de acordo com: tipo de benefício – se é por invalidez, por idade, tempo de contribuição, auxílio-doença, etc; – data de início de recebimento, ou se o beneficiário continuou contribuindo para o INSS.

Quais os casos mais frequentes de revisão?

A revisão mais pedida é a do IRSM (Índice de Reajuste do Salário Mínimo). Antes de fevereiro de 1994, os valores dos benefícios eram baseados no IRSM. Acontece que, nos benefícios concedidos entre fevereiro de 1994 a março de 1997, não foram aplicados os cálculos do IRSM, que era mais vantajoso. Esses benefícios então basearam-se na URV (Unidade de Referência de Valor).

Para entender melhor, suponhamos que você tenha se aposentado por tempo de contribuição ou por invalidez após fevereiro de 1994. Portanto, seu benefício não foi calculado de acordo com o IRSM. Isso quer dizer que, ainda que você tenha contribuído com um valor maior que o salário mínimo vigente na época, seu benefício não acompanhou, durante aproximadamente 3 anos, o aumento dos outros benefícios. Isso, certamente, é um grande prejuízo, além de significar que o benefício recebido por você atualmente pode estar defasado. Porém, independentemente de sua situação, a inflação continua aumentando e o custo de vida sobe constantemente. Isso lhe parece justo? Por motivos é que a revisão da URV é um dos casos mais frequentes da Revisão de INSS. Essa revisão pode aumentar o benefício do segurado em até 39,67%, além de possibilitar o recebimento de retroativo.

Além do IRSM, existem vários outras situações que permitem a revisão, lembrando que é também muito frequente casos em que pensões são analisadas. O ORTN, o Buraco Negro, o Buraco Verde, o Teto de 1998 e de 2003, o Acúmulo de Auxílio Acidente com Aposentadoria e a Desaposentação são os outros principais casos em que se é possível fazer a Revisão de INSS.

O que fazer ?

A Revisão de INSS veio exatamente para reparar os prejuízos acarretados pelos procedimentos adotados. Quer aumentar o valor do seu benefício e receber o que é seu por direito? Saiba que não é preciso depender de acordos para corrigir a sua pensão ou aposentadoria. É possível entrar na justiça para reaver o valor total devido pelo INSS. Procure saber em qual caso o seu benefício se enquadra e busque ajuda!

Precisando de revisão do seu INSS ? Não perca tempo! Nós podemos te ajudar!